sábado, 30 de abril de 2011

Preventivo ginecológico (Exame de Papanicolau, PCCU)

É um exame que tem por objetivo o diagnóstico precoce do câncer de colo uterino (parte baixa do útero), para que o tratamento adequado seja instituído o mais rapidamente possível e as chances de cura aumentem. É um exame indolor que deve ser realizado uma vez por ano nas mulheres com vida sexual ativa. A paciente deve evitar manter relações sexuais ou usar qualquer creme vaginal 2 a 3 dias antes do exame.
Com a paciente deitada na mesa ginecológica, introduz-se na vagina o espéculo vaginal ("bico de pato") para que o colo uterino seja visualizado. Retira-se, se necessário, o excesso de muco com uma espátula (espátula de Ayre) e faz-se uma delicada raspagem da vagina e da parte de fora do colo, colocando o material em uma lâmina de microscópio. A seguir, faz-se a coleta do material de dentro do colo, utilizando-se uma pequena escova (Cito-Brush). Nesse momento pode-se sentir uma discreta dor tipo cólica. Não é infreqüente o aparecimento de um pequeno sangramento após o exame, sem maiores conseqüências, e que desaparece espontaneamente.
O material é enviado para o laboratório, a fim de ser analisado pelo técnico e pelo médico patologista. O resultado sai em poucos dias e fornece informações sobre a presença de câncer ou lesões pré-cancerosas, algumas infecções, uma discreta avaliação hormonal, e a presença de inflamação. É muito freqüente a presença de inflamação no resultado do exame o que, na maioria das vezes, não necessita de tratamento.
A avaliação final deve ser feita pelo médico ginecologista, que poderá orientar adequadamente sobre qualquer alteração que porventura apareça no resultado do exame.

Fonte: blogamazoniareal.blogspot.com

2 comentários:

  1. gostaria d saber se este exame é 100 por cento seguro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquisei bastante é todo mundo confirma que é 100 por cento seguro, esse exame é suma importancia para as mulheres

      Excluir