terça-feira, 18 de outubro de 2011

Ruas do Povo em Sena Madureira

Primeiras Ruas do programa de pavimentação serão entregues nesta quarta

 
Antônia Ribeiro Mota e Família,
moradores da Rua B
(Foto: Assessoria Depasa)
O governo do Estado, por meio do Depasa, realiza nesta quarta, 19, a entrega de sete ruas pavimentadas com tijolos maciços, em Sena Madureira, através do programa Ruas do Povo, lançado este ano, com o desafio de pavimentar as ruas de todos os municípios do Acre.

Dezesseis ruas serão contempladas nessa primeira fase do programa. Entre as que serão entregues, no dia 19, pelo governador Tião Viana estão: rua A, rua B, rua C, rua Chagas Felício, Rua Almeida Brito, Rua José César da Silva e Rua Francisca Alves de Souza.

Os trabalhos com o Ruas do Povo seguem com um ritmo veloz. As chuvas até agora não impediram o trabalho ser executado.

"Juro que não imaginava ver essa rua pronta, ainda mais neste período, com chuva em cima de chuva", diz a jovem moradora da Rua A, Silvana Lima da Silva, 20, também conhecida por Sil, mãe de família dedicada, que não descansou enquanto era entrevistada.

Com olhar de menina e gestos cuidadosos de mãe protetora, ela ao lado de suas três filhas declarou que "ganhar uma nova rua foi o presente mais satisfatório que toda comunidade poderia ter recebido. Quando chegava outubro a luta poderia ser declarada diariamente, por causa das ameaças de chuva todos os dias", disse Silvana.

A conhecida Rua A é famosa por sua considerável ladeira que no inverno duplicava as dificuldades de acesso para qualquer indivíduo por conta da lama escorregadia e do "aperreio" para subir com os filhos nas costas, segurando o guarda-chuva, ou coberto por um saco, para se proteger da chuva e não chegar molhado na escola". E mesmo assim raramente chegava. De acordo com Silvana, ela levou vários tombos pela falta de equilíbrio e força ao ter que aguentar a criança nos braços para subir a ladeira.

Somente na primeira fase do programa, as novas ruas para o povo de Sena Madureira foram motivos de alegria e mudança. Moisés da Costa, 23, casado, administra há quatro anos seu comércio, localizado na esquina da Rua A. Com o auxílio da esposa, Amália, ele comemora com todos os fregueses o fim da lama, além de planejar um novo layout para o seu ponto de venda. "Minha autoestima melhorou muito com a chegada dessa nova rua. Houve dias que não saía um morador daqui para comprar. Agora o movimento já é outro", comemora.

O contentamento é geral entre os moradores das ruas contempladas. A rua tijolada para eles é novidade e acaba virando a maior atração do dia. De um lado para o outro se percebem a brincadeira das crianças, a saudável conversa de rua dos jovens sentados nos banquinhos improvisados e o passeio tranquilo dos moradores. E como diz Antônio Gomes, 32, "se o tempo ameaçar chover é só correr para dentro de casa, sem lama nem demora. Mas eu prefiro é ficar um pouquinho mais para olhar ela cair sem fazer estrago".

Saindo da rua A, um pouco à frente, chegamos à rua B. Deixamos seu Antônio com sua alegria ao receber a nova rua e nos deparamos com o entusiasmo de Antônia Ribeiro Mota, ao destacar tamanha felicidade com sua rua. "Se essa rua não estivesse pavimentada, com a chuva que deu nesta madrugada hoje minhas filhas teriam dificuldade para chegar até o asfalto e seguir para aula. Eu muitas vezes fui acompanhando elas, carregando algumas tábuas para fazer uma ponte improvisada num trecho que a água tomava de conta e não deixava passagem por causa de um bueiro aberto que tinha. Nos dias de chuva não passavam carro nem carroça. Caminhão de lixo, nem pensar. Hoje, graças a Deus, não lamentamos mais com isso. A rua está linda e aberta para todo mundo passar", brinca a moradora.

A realidade de muitos municípios do Acre, já não é mais a mesma após a intervenção do Governo com o Ruas do Povo. Além de esta ação estabelecer o fim do sofrimento de muitos cidadãos do Acre nos períodos invernosos, gera oportunidade de trabalho e renda para famílias do local beneficiado.

Fonte: agência de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário