segunda-feira, 25 de abril de 2011

Inclusão Digital na rede pública de ensino

Governo entrega a estudantes e docentes do ensino médio computadores portáteis

“A nossa escola deve ser mais interessante que as ruas, e para isso, a educação precisa ser interativa”. Foi este o recado que o representante do grêmio estudantil da Escola Estadual Barão do Rio Branco, Leve Terra Nova, deixou para seus colegas na solenidade de entrega dos netbooks do Programa Ensino Médio.ac, uma iniciativa de inclusão digital, que disponibilizará mais de nove mil netbooks para estudantes de escolas urbanas do ensino médio de todos os 22 municípios.

A inclusão digital tem sido um dos desafios do Governo do Estado, que mais uma vez honra seu compromisso na busca de um ensino cada vez mais avançado e antenado com realidade atual, ao contemplar nesta segunda-feira, 25, estudantes e professores do Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB), Instituto São José e Armando Nogueira e mais 44 unidades de ensino médio com netbooks para serem utilizados no cotidiano escolar dos alunos como ferramenta pedagógica.

Professora de Geografia do Instituto São José, Júlia Lobato acredita que agora suas aulas serão muito mais dinâmicas e interessantes. “A informática atrai a atenção do aluno e conseqüentemente do conteúdo. Agora a exposição das atividades vai ficar bem melhor, pois tudo estará ao alcance muito mais rápido e fácil”.

O Secretário de Educação, Daniel Zen, ressaltou sobre a importância da democratização da informação, e que os estudantes das escolas públicas precisam cada vez mais estar interagindo com o mundo globalizado. “O Programa Ensino Médio.ac faz parte de uma política de inclusão digital desenvolvida pelo Governo do Estado, que busca construir uma educação cada vez mais interativa e com informação para todos”, afirma.

O modelo de uso dos netbooks serão os mesmos do livro didático, o estudante utiliza durante o período das aulas e no final do ano entrega à escola, pois eles serão utilizados pelos próximos estudantes do 3º ano, no ano seguinte.

Para a dona de casa Josefa Silva e mãe da aluna Rute Silva, da Escola Armando Nogueira, a aquisição é mais uma ferramenta de estudos e oportunidades de entrar na universidade. “Acho que isso já uma porta que se abre para entrar em um curso superior, pois o computador vai permitir a ela a fazer pesquisas. Vamos ter uma biblioteca em casa”, comenta feliz dona Josefa.

Necessidades do mundo globalizado

“Sem internet, um estudante hoje não consegue ir muito longe Ela possibilita várias oportunidades de pesquisa. Esses netbooks, além de internet, também vão ajudar na preparação para o vestibular, porque vêm com os conteúdos que estudamos em sala”, revela o estudante João Neto, um jovem de 15 anos de idade, que cursa o 3º ano do Ensino Médio no CEBRB e pela 1ª vez vai prestar vestibular para sistema de informação.

Escola atrativa, dinâmica e transformadora. Esse foi o desejo expressado pelos estudantes, que viram nos netbooks um passo a mais nessa jornada. “A escola precisa ter a cara do estudante, com os novos meios de se comunicar com o mundo. Mas só ter o netbook não é suficiente, o sucesso vai depender do uso que faremos dele e precisamos mostrar o resultado com a aprovação no vestibular da Ufac”, revela Leve Terra Nova.

Quem terá  acesso aos netbooks?

Para ter direito à  máquina, o aluno tem que estar devidamente matriculado e com frequência regular, além de assinar o termo de cessão e responsabilidade.

O modelo de uso dos netbooks serão os mesmos do livro didático, o estudante utiliza durante o período das aulas e no final do ano entrega à escola, pois eles serão utilizados pelos próximos estudantes do 3º ano, no ano seguinte (Foto: Assessoria SEE)
Os investimentos no programa são da ordem de R$ 7 milhões de reais. Nesta primeira etapa, que se encerra no dia 26 de maio, o programa contempla todos os alunos do 3º ano do ensino médio da Capital. No total, 306 docentes e mais de seis mil estudantes de Rio Branco receberão netbooks. A segunda etapa inclui a entrega aos outros municípios.

Os netbooks serão compostos por softwares Linux educacional 3.0, compatível com Windows e 20GB de conteúdos educacionais elaborados pelo MEC, ou seja, cada net possui o mesmo potencial pedagógica contido no programa Proinfo (Programa Nacional de Tecnologia Educacional).
 
Números do Programa Ensino medio.ac :
Netbooks: 9000 mil

Escolas atendidas: 44 instituições de ensino médio nos 22 municípios

Investimentos: R$ 7 milhões

Total de professores atendidos: 400

Fonte: http://www.ac.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário