quarta-feira, 28 de setembro de 2011

QUEDA DE AVIÃO EM SENA MADUREIRA COMPLETA 40 ANOS

Hoje se completam 40 anos da morte do bispo Dom Giocondo Maria Grotti

Católicos celebrarão missa em memória do bispo e das demais vítimas da tragédia
Há 40 anos, nesta mesma data, os acreanos foram surpreendidos com a notícia de um dos maiores acidentes aéreos já registrados na história do Estado. Pelo rádio, o locutor anunciava que o avião DC-3, pertencente à empresa Cruzeiro do Sul, havia caído em Sena Madureira minutos a após sua decolagem com destino a Rio Branco.

PARTE dos destroços do avião permanece no local do acidente, em Sena Madureira
A tragédia resultara na morte de todos os passageiros da aeronave, entre eles o bispo da então Prelazia do Acre e Purus, Dom Giocondo Maria Grotti. Em Rio Branco e demais cidades do Acre, aquele dia 28 de setembro de 1971 foi de luto, inclusive nas rádios, cuja programação passou a tocar ininterruptas marchas fúnebres até a noite.

Para lembrar a data, a Diocese de Rio Branco realiza hoje uma missa em homenagem às vítimas e por seus familiares. A celebração acontecerá às 19 horas, na Catedral Nossa Senhora de Nazaré e será presidida pelo bispo diocesano, Dom Joaquín Pertíñez. Na ocasião, serão depositadas flores no túmulo de Dom Giocondo, localizado no interior do templo.

DOM Giocondo foi o terceiro bispo
da Prelazia do Alto Acre e Purus

Quem foi Dom Giocondo

Dom Giocondo Maria Grotti nasceu no dia 13 de março de 1928, em Búdrio (Itália). Ingressou no seminário de Ronzano dos Servos de Maria aos 11 anos de idade e aos 22 desembarcou no Brasil. Como padre exerceu as funções de reitor do seminário teológico, tendo sido também mestre de noviços, de professores e superior provincial dos Servos de Maria no Brasil.

Foi ordenado bispo em 1965, aos 37 anos de idade. Dom Giocondo foi o terceiro bispo da Prelazia do Alto Acre e Purus. O túmulo do religioso é visitado diariamente por centenas de fiéis, que vão ao local para rezar e pedir a intercessão dele em favor de familiares e amigos.  

Fonte: página20

Nenhum comentário:

Postar um comentário