quarta-feira, 16 de março de 2011

Espaços de Leitura

Casa da Leitura Chico Mendes


“A Casa de Leitura Chico Mendes, cuidada como se fosse uma casa de encantamentos, tem cerca, canteiros verdes, goiabeiras e cupuaçuzeiro; uma varanda aberta, acolhedora, envolve a casinha de madeira reformada, com cortinas de chita nas janelas e cadeira de vime ao lado das redes de balanço coloridas. Pepetas no beiral anunciam para a criançada que ali mora a liberdade de voar… com o pensamento!”, assim a escritora Eliane Yunes define a Casa da Leitura da Gameleira.
Um dos projetos desenvolvidos pela Casa é o de revitalizar os brinquedos e brincadeiras antigas.  Além disso, o espaço produz saraus com a participação das crianças, que hoje são pequenos escritores, conhecedores dos grandes da literatura brasileira, estrangeira e acreana. Os projetos acontecem na maioria das vezes em datas temáticas como o Dia do Livro, Dia das Crianças, Natal e outras, sempre exercitando o universo lúdico das crianças e dos jovens.
Serviço: Casa da Leitura Chico Mendes – Rua Gregório Filho, 80 – Bairro Chico Mendes – Tel.: (68)3224-9499

Casa de Leitura da Gameleira
Famosa pelos saraus que produz, a Casa de Leitura da Gameleira, é um refúgio para os amantes da literatura. O acervo de livro nacionais, internacionais, adultos e infanto-juvenis ganha todos os cômodos da aconchegante casa, nem a cozinha escapa. O fogão divide espaço com os livros. Na varanda, redes penduradas e mesas com jarros de flores aliam conforto e tranqüilidade a favor da boa leitura. E para ouvir histórias, uma sala própria para que não haja interrupções enquanto crianças e adultos viajam nas palavras e nas músicas dos contadores.
Sempre buscando unir as mais variadas artes, os saraus da Casa de Leitura da Gameleira ganharam o rio e fizeram fama na cidade de Rio Branco. Mas não só de saraus se sustenta a programação da casa que também oferece oficinas de contação de histórias, debates literários, reuniões de leitores e projetos de formação e capacitação de leitores. Tudo para integrar comunidade e literatura.
Serviço: Casa da Leitura da Gameleira – Av. Senador Eduardo Assmar, 609 – Bairro XV – Segundo Distrito – Tel.: (68) 3223-6204

Casa de Leitura Matias

Logo que foi criada, a Casa de Leitura Matias, se tornou principal ponto cultural de toda região da Baixada da Sobral. Resultado de um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, da Fundação Elias Mansour (FEM), o espaço possui um acervo de cinco mil livros, além de revistas e outras publicações. De segunda a sexta tem roda de leitura para a criança, com contação de história, cantigas, recital e produção de poesia.
José Marques de Souza, o saudoso Matias,  foi responsável por grande parte da ocupação da área que hoje é conhecida  como Baixada da Sobral. Desde que deixou os seringais, Matias se envolveu em lutas sociais procurando diminuir cada vez mais as dificuldades enfrentadas pelos seringueiros expulsos que vinham tentar a vida na cidade. Para isso, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores no Acre, e das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) em Rio Branco. Sempre usando a arte a seu favor, Matias criou o grupo “De Olho Na Coisa” que até hoje faz trabalhos com a comunidade do bairro Sobral.  Nada mais justo que homenageá-lo com mais essa conquista.
Serviço: Casa de Leitura Matias – Bairro Bahia Velha, Rua Mendes Sá, S/N – Segunda-feira à Sexta-feira, 8 às 14 horas.

Casa de Leitura de Feijó – Biblioteca Viva
Baseada nas experiências das outras casas de leitura, a  Casa de Leitura Feijó pôde qualificar suas relações sociais através do incentivo e práticas de leitura conscientes. Entregue à comunidade com o objetivo de universalizar o acesso à literatura, o espaço tapou uma lacuna existente no município, pois não havia um espaço para a difusão da escrita, do livro e da leitura. Desde 22 de outubro de 2007, o espaço vem formando multiplicadores culturais para fomentar o gosto pela leitura e popularizar a literatura.
Serviço:

Casa de Leitura Padre Mário (Sena Madureira)

Ao entrar na Casa de Leitura Padre Mário, o visitante logo percebe a intenção do espaço que é unir o aconchego do lar com o universo literário, diminuindo assim a distância entre os livro e os seus leitores. Criada em 24 de setembro de 2005, a casa fica localizada no 2º Distrito do município de Sena Madureira. O espaço foi idealizado para abrigar os mais atrativos títulos infantis e infanto-juvenis procurando formar um público leitor entre as crianças e os jovens da comunidade.
Serviço: Travessa Jurandir Nunes, Nº 83 - Bairro Niteroi - 2º Distrito - Fone (68) 3612-5021 

Nenhum comentário:

Postar um comentário