sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Justiça Eleitoral cassa candidatura de Mano Rufino em Sena Madureira

Cabe recurso á decisão da justiça eleitoral, mas caso o recursos não seja julgado até o dia da votação

Mano e Hermano com Jorge Viana, em Sena Madureira/Foto: Assessoria
Mano e Hermano com Jorge Viana, em Sena Madureira/Foto: Assessoria

A juíza eleitoral da 3ª zona, Zenice Mota Cardoso acatou pedido do Ministério Público e decidiu cassar o registro de candidatura de Mano Rufino (PR) e professor Hermano (PCdoB), candidatos a prefeito e vice-prefeito respectivamente pela coligação “Pra Sena avançar”. A sentença foi publica por volta das 18 horas. Além da chapa majoritária, alguns candidatos ao cargo de vereador também tiveram os registros cassados.

O Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC), por meio da promotora de Justiça, Patrícia Paula dos Santos ofereceu Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), em desfavor dos candidatos à prefeitura de Sena Madureira, pela Coligação “Pra Sena Avançar”, José Raimundo de Souza da Silva, o Mano Rufino e ao vice-prefeito da chapa, Hermano Costa Filho e outros membros da coligação, somando ao todo 15 denunciados.

Na ação, consta que no dia 18 de agosto de 2012, durante o evento do “Saúde Itinerante”, realizado no seringal Recife, as margens do Rio Iaco, foi usado, de uma forma direta, para pedir votos as pessoas daquela localidade.

De acordo com a promotora, os representados utilizaram-se do evento social promovido e custeado pela prefeitura de Sena Madureira, para realizar conduta vedada a agentes públicos em campanha eleitoral.

Logo após a divulgação da sentença a juíza Zenice Mota concedeu entrevista à Rádio Dimensão FM. “A partir da sentença o candidato continua concorrendo às eleições por conta e risco dele. O nome do candidato vai permanecer nas urnas, no entanto, os votos serão totalizados em separado. Isso faz parte do processo normal de cada eleição. Não deixe de votar no candidato que escolheu por conta da decisão, já que essa não é uma decisão definitiva”, explicou.


Candidatos irão recorrer na Justiça
Os candidatos que tiveram seus registros cassados terão um prazo de três para recorrer da decisão. Nesse caso, o recurso deverá ser interposto junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Informações colhidas pela Agência ContilNet apontam que os candidatos Mano Rufino e professor Hermano, por meio de seu advogado, irão recorrer, pedindo que a sentença seja reformada.

Tendo conhecimento do que aconteceu, eleitores de Mano Rufino e professor Hermano realizaram uma grande mobilização no centro da cidade demonstrando apoio aos candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário