segunda-feira, 11 de junho de 2012

Ifac e Governo do Estado assinam convênio de R$ 400 mil para Bienal da Floresta, do Livro e da Literatura

A Bienal da Floresta, do Livro e da Leitura, que integra as comemorações dos 50 anos de Estado, ganhou uma importante ajuda no fim da tarde desta sexta-feira, 8. O governador Tião Viana e o reitor do Instituto Federal do Acre (Ifac), Marcelo Minguelli, assinaram o termo de cooperação que garante ao Governo do Estado o investimento de R$ 400 mil para financiar os custos do evento.

"O Ifac é um parceiro neste projeto por entender a importância, primeiro, de incentivar as trocas culturais, sociais, históricas. E também entendemos que esta integração entre os povos vizinhos, fronteiriços é muito importante", disse o reitor.

O evento, que vai durar dez dias, está previsto para acontecer entre os dias 14 e 23 de setembro, numa grande tenda montada à beira do Rio Acre, no Mercado Velho. “O governador pediu que a bienal tenha a cara da floresta, e estamos cuidando de toda a ambientação para que a pessoa que visitar, sinta-se, de fato, na nossa floresta. Estamos criando também ambientes para as crianças, com espaços de recreação específicos”, disse a presidente da Fundação Elias Mansour, Francys Meyre.

Segundo Helena Carloni, diretora da Biblioteca Pública, a programação da bienal já está montada e na próxima segunda-feira, 11, a FEM oficializa a comissão executiva do evento, que passa a trabalhar de forma mais intensa para a realização da bienal. “Além da venda de livros, haverá encontros literários, rodas de conversa e apresentações culturais com expressões acreanas, do Peru e da Bolívia”, explica.

Para o governador Tião Viana, a bienal é um momento de resgate histórico e um processo de articulação da memória literária, do processo de formação histórico da cultura de fronteira.



Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário