terça-feira, 5 de junho de 2012

Feriado de Corpus Christi terá frio no Acre, previsto para chegar nesta quarta

Frente de massa de ar polar será responsável pela queda de temperatura que pode chegar a 19 graus com sensação térmica de oito.
Friagem chegará ao Acre nesta quarta-feira no Acre/Foto: Ilustração
Friagem chegará ao Acre nesta quarta-feira no Acre/Foto: Ilustração

Uma frente de intensa massa de ar frio, de origem polar, atingirá o Acre durante esta semana, tendo seu ápice na quinta-feira (7) e começando nesta terça-feira (5). A temperatura chegará a 19 graus com sensação térmica de oito e ainda acompanhada de rajadas de ventos acima de 50 km por hora, é o que diz o meteorologista Davi Friale.

Friale diz que ainda na noite desta terça-feira os ventos passam a soprar da direção Sudeste atingindo o Estado como frio. “Os ventos passam a soprar inicialmente fracos, porém a tendência é que vá se intensificando”, afirmou o meteorologista.

Segundo Davi Friale, nas três primeiras noites em Rio Branco a mínima ficará entre 11 e 13 graus. Em Brasiléia, será ainda mais frio, com a mínima entre nove e 11 graus. Em Cruzeiro do Sul, a mínima ficará entre 14 e 16 graus.

Davi Friale alerta ainda para os cuidados que os acreanos devem tomar durante esta semana de frio. “As pessoas devem tomar cuidados com os raios ultravioletas e a baixa umidade”, alertou.

Vale lembrar que dados dão conta que nos últimos dias a umidade relativa do ar está em torno de 35 % e com a frente fria a tendência é que essa umidade baixe ainda mais, causando doenças respiratórias da população, dentre outros problemas de saúde.

Friale diz que até a segunda-feira (12) da próxima semana os acreanos ainda acordarão com manhãs frias.


Feriado será com friagem no sul da Amazônia

O feriado de Corpus Christi será de temperaturas mais amenas com a chegada de uma friagem no sul da Amazônia, que abrange os estados do Mato Grosso, Rondônia e Acre.

O tempo começa a mudar com a entrada de uma frente fria nesta quarta-feira (06/06) e há previsão de muitas nuvens no céu e chuvas em algumas áreas no decorrer do dia, mas as temperaturas só devem baixar sensivelmente na quinta-feira.

A instabilidade no tempo trará chuva forte para estes estados. “É necessário alertar a população quanto à grande possibilidade de chuva forte, com ventanias, em toda a região”, revela o meteorologista Luiz Alves. Esta friagem será a mais forte do ano até agora, portanto, deverá baixar significativamente os termômetros.

A madrugada de sexta-feira registrará as mais baixas temperaturas mínimas deste fenômeno. No Mato Grosso, os termômetros deverão registrar o mínimo de 12ºC em Alto Araguaia e Lambari d´Oeste e de 13ºC na capital Cuiabá. Rondônia terá mínimas variando de 11 ºC em Vilhena a 16ºC em Porto Velho. No Acre, as mínimas serão de 12ºC em Brasiléia e 13ºC em Rio Branco.

O tempo ameno deverá se manter somente até a sexta-feira em Mato Grosso e Rondônia e poderá se estender até o sábado no Acre. (Com informações do Sipam).


Fonte: contilnet

Nenhum comentário:

Postar um comentário