sexta-feira, 8 de julho de 2011

Antigo fuso horário do Acre deve voltar até o final do mês

Um dos coordenadores da campanha que reivindicava a volta do horário antigo (2h em relação a Brasília), Francisco Missias Lopes, confirmou ontem que o velho fuso será reestabelecido ainda neste mês. “A vontade do povo prevaleceu, mesmo com lobbies de grupos econômicos poderosos”, disse ele, referindo-se às organizações da Globo. O deputado federal Flaviano Melo foi autor do projeto para a realização do referendo.

A Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC) aprovou na terça-feira, 5, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 446/11, do deputado Pauderney Avelino (DEM/ AM), que altera o fuso horário do Acre e da região sudoeste do Amazonas de ‘menos 4 h’ para “menos 5h’ do fuso horário Greenwich. Na prática, os moradores destas regiões deverão atrasar os seus relógios em 1 hora, ficando 2 horas atrás do horário de Brasília.

A proposta ratifica o resultado do referendo realizado em outubro do ano passado, quando quase 60% dos eleitores rechaçaram o horário imposto pela Lei 11.662/08, de autoria do então senador Tião Viana. Esta lei determinou que a região adiantasse os relógios em 1 hora.

O senador Jorge Viana (PT) se absteve na votação da matéria e criticou a proposta por “excluir o Acre do sistema online em que o mundo vive”. Ele, no entanto, disse respeitar o resultado da consulta popular local, que determinou a posição favorável dos habitantes do Estado sobre a mudança.

Os outros dois senadores acreanos, Sérgio Petecão (PMN) e Aníbal Diniz (PT), votaram a favor da matéria. Petecão defendeu a mudança, enquanto Aníbal Diniz julgou a mudança uma ‘injustiça’ com o ‘povo do Acre’. Diniz prometeu elaborar um projeto para unificar o fuso do país: “Fizemos valer a vontade do povo do Acre, mas vou reunir as assinaturas necessárias para discutir um fuso horário único no país”, prometeu ele.

Fonte: http://www.agazetadoacre.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário