quarta-feira, 15 de junho de 2011

Troca da bandeira marca comemoração de 49 anos de Estado

Solenidade comandada pelo comandante da PM aconteceu na Gameleira

Os 49 anos de aniversário do Estado foram comemorados em Rio Branco
 com a troca da bandeira do mastro da Gameleira (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
 Os 49 anos de aniversário do Estado foram comemorados em Rio Branco com a troca da bandeira do mastro da Gameleira. A troca é prevista por decreto assinado pelo então governador Binho Marques, em 2008.

A solenidade iniciou às 07h30, quando o comandante da Polícia Militar, coronel José Reis Anastácio, passou em revista às tropas, autorizou que a bandeira antiga fosse retirada e o novo pavilhão foi erguido sob os acordes do hino acreano.

“A bandeira é o maior símbolo cívico acreano e esse é um dia que orgulha a todos nós acreanos natos ou naturalizados. Não podemos deixar de lembrar dos heróis que lutaram para que essa data fosse possível”, disse o coronel.

O Acre foi elevado a categoria de Estado conforme a lei 4.070, assinada pelo presidente João Goulart, conquistando o direito de arrecadar impostos estaduais e escolher seus governantes. O Movimento Autonomista foi determinante para que essa conquista fosse alcançada. Com a constituição de 1934, o Acre só obteve o direito de eleger dois deputados federais para representá-lo na Câmara Federal e segui-se ainda um longo período em que não havia o direito de ter um governante eleito pelo povo.

O movimento autonomista ganhou impulso quando o José Guiomard dos Santos assumiu a bandeira de luta e apresentou ao Congresso Nacional um projeto de lei que transformava o Acre em Estado. Após muitas disputas políticas João Goulart assina a lei, que passou a vigorar no dia 15 de junho de 1962.

Fonte:
Agência de Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário