domingo, 17 de abril de 2011

Rio Acre começa a vazar; famílias continuam alojadas no parque

Há vazante em algumas regiões das cabeceiras. Nas últimas 24 horas, o rio Acre baixou 54 centímetros em Brasiléia e 1,66 metros em Xapuri.


 Depois de dias subindo, volume de água desceu três centímetros desde as 21 horas de sábado

Depois de mais de uma semana subindo, o rio Acre está dando neste final e início de semana sinais claros de vazante.  Às 15 horas deste domingo, 17, o nível do rio media 16,11 metros,  três centímetros a menos que a medição das 21h de sábado.

“Das 21 horas até às 9 horas foi a mesma medida e depois começou vazar. Graças a Deus”, comemorou  o coronel Gilvan Vasconcelos,  coordenador da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec).   Às 15h30,  o parque de exposições da Expoacre mantinha 651 famílias (2.673 pessoas) atingidas pela cheia do rio.

Há vazante em algumas regiões das  cabeceiras. Nas últimas 24 horas, o rio Acre baixou 54 centímetros em Brasiléia e 1,66 metros em Xapuri.

No Riozinho do Rôla, no entanto, o volume da água  do principal tributário do rio Acre subiu 9 centímetros, o que, na avaliação de Gilvan Vasconcelos, não terá grande impacto na tendência de vazante em Rio Branco.

O parque de exposições é um local seguro. Homens da Polícia Militar realizam patrulhamento e vistoria no portões de acesso. Há rigor no controle de entrada e saída de  pessoas visando garantir a segurança das famílias abrigadas e das pessoas que trabalham no local. Todos os desvios de conduta foram inibidos pela PM, ocorrendo inclusive prisão de suspeitos de roubo e outros crimes.
  
Apesar de lotado, ainda há 22 boxes vazios, induzindo ser desnecessário o uso do ginásio de esportes do Palheiral como segundo abrigo. O ginásio está pronto mas as últimas medições do rio Acre indicam que somente o parque é suficiente para suprir a demanda dos atingidos pela enchente.

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas) e a Defesa Civil agradecem pelas doações que já foram feitas em favor das famílias atingidas no parque de exposições, e informam que todo as fraldas e alimentos infantis já foram distribuídos.  Donativos devem ser entregues no Quartel de Comando Geral da Polícia Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário